quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Somente Sarah




SARAH MENEZES GANHA PRÊMIO BRASIL OLÍMPICO.

SARAH MENEZES É A MELHOR ATLETA OLÍMPICA DO BRASIL.



Quem já teve a oportunidade de estar perto da judoca Sarah Menezes certamente pôde perceber que ela é uma pessoa bastante reservada. Já estive com a Sarah várias vezes, mas nunca passei do cumprimento ou do 'parabéns'. Apesar disso, é incrível a cumplicidade imediata que se parece ter em relação a ela.

Talvez por respeito à história da Sarah, talvez por acompanhar seus resultados como atleta, o fato é que é impossível não se emocionar com cada conquista dela. Impossível não ficar arrepiada ouvindo Sarah dizer, ao receber o prêmio de Atleta do Ano, que 'nasceu e se criou no Piauí' e que 'não precisou sair do Piauí para ser uma vencedora'.

Creio que esse sentimento vá além do orgulho de ser piauiense. Creio que essa emoção seja a manifestação da felicidade de ver alguém que, contra todas as adversidades (da ausência de apoio governamental e/ou privado às questões pessoais), consegue ser exemplo em um estado pobre e carente de ídolos.

E sobre a polêmica em torno da votação popular para a escolha da Sarah como Atleta do Ano no Prêmio Brasil Olímpico, não há muito a ser dito. Antes da votação popular, Sarah, assim como a favorita Poliana Okimoto (maratona aquática) e Natália Falavigna (taekwondo), passou pelo crivo da confederação de seu esporte e pela peneira do Comitê Olímpico Brasileiro. Não há como desmerecer a escolha da piauiense. É aquele papo de jurado de programa de TV: "Inicialmente, gostaria de dizer que todas mereciam ganhar".

Se Poliana merecia mais que Sarah, e se o voto popular aberto e ilimitado define o atleta mais popular e não o melhor atleta... isso é outra história. A verdade é que o povo do Piauí fez por merecer.

Parabéns, Sarah Menezes!

Nenhum comentário: