quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Ficção x Realidade

Como deveria ser:

Desde o dia 1º de dezembro, as empresas reguladas por agências (no caso abaixo descrito, a Anatel)têm 60 segundos para atender os consumidores. A empresa deve garantir, no primeiro menu eletrônico e em todas suas subdivisões, o contato direto com o atendente e ao selecionar a opção falar com o atendente; além disso, o consumidor não poderá ter sua ligação finalizada sem que o contato seja concluído, dentre outras modificações no sistema de atendimento via telemarketing estipuladas pelo Ministério da Justiça.



Como é:

Outro dia eu estava na casa de uma tia minha, no bairro Acarape, e meu celular passou a ter cobertura da Claro MA 98. Mas eu só percebi esse detalhe após receber uma ligação do meu pai e ligar para um primo e perder meus já escassos créditos. Paguei tarifa de ligação interurbana e pelo deslocamento.

Liguei para a Claro para reclamar. Após 24 minutos de espera (o que é ilegal, imoral e desrespeitoso), a ligação misteriosamente caiu (!). Liguei novamente e antes mesmo de fazer a reclamação que motivou todo esse imbróglio, queixei-me do acontecido na ligação anterior e comecei a reclamar, reclamar, reclamar... a atendente perguntou se eu gostaria que ela transferisse a ligação para outro setor. Foi nessa brincadeira de transferência que a primeira ligação caiu e eu, para reforçar minha queixa inicial, disse: “se a ligação não cair e eu não perder mais 20 minutos do meu dia, pode passar”.

A bonita me veio com a seguinte pérola da boa educação e profissionalismo: “SENHORA, com mais 20 minutos são 40 e com mais 40 são 80” (!!!!!!!!). Pára (não me conformo de escrever para – sem o acento diferencial) tudo!! O pior ainda está por vir. Eu pedi o nome dela e ela se recusou a me informar o sobrenome. Insisti e a mocinha: “SENHORA, está fora de cogitação eu lhe dizer meu nome. Para a SENHORA é apenas Fabiana da Claro”. E ainda tem mais ironia e gozação: “SENHORA, tenha um óootcheeeeemo dia”. E, detalhe, não recebi o número de protocolo da segunda ligação, apenas da primeira. Adivinhem o motivo...


Tudo bem que eu estava irritada e que deve ser um saco passar o dia atendendo telefonemas de gente mal educada e estressada. Mas esse é o trabalho dela. Ela é paga e treinada para lidar com gente nesse estado. Em hipótese alguma ela deveria ter feito o que fez. É tão absurdo que já está na lista de coisas-que-só-acontecem-com-a-Vanessa.

Ah, detalhe importante: segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), em caso de desrespeito às regras, o consumidor pode denunciar a empresa aos Ministérios Públicos, às unidades do Procon e Defensorias Públicas. As empresas que violarem as regras estarão sujeitas a multas previstas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), que vão de de R$ 200 a R$ 3 milhões.

Beleza! Vou ficar rica!


BjoS!

P.S.: sabe aquelas pautas empolgantes??? Pois é... tô aqui esperando um e-mail do Gilmar Mendes (que, claro, não será respondido por ele). Se ele resolver responder antes de eu viajar (amanhã cedo para cobrir o Festival da Uva de São João do Piauí), vai ser A matéria. Ao menos eu espero. kkkkkkkkk

Nenhum comentário: