quarta-feira, 18 de março de 2009

Tabu

Das (milhares de) coisas que eu não entendo...

A Resolução 153/2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), proíbe gays e homens bissexuais de doarem sangue.

Pára (com acento, pq só irei aderir a essa reforma ortográfica em 2013, quando não me restar outra opção)tuuuudo enquanto eu TENTO entender.


Recentemente, o Ministério Público Federal no Piauí entrou com ação civil pública contra a proibição supracitada e a juíza substituta da 2ª Vara Federal, Maria da Penha Gomes Fontenele, manteve a resolução da Anvisa, acatando o argumento de que o impedimento é baseado em dados científicos, e não motivado por preconceito.

De acordo com o MPF, a resoluçãoa da ANVISA é discriminatória, afrontando o art. 3º, inciso IV da Constituição Federal, e inócua, já que, caso mintam sobre sua orientação sexual, gays e homens bissexuais podem doar sangue.

Ou o pessoal da Anvisa não acompanha noticiários ou ignora as PESQUISAS (nem tão recentes assim) de que o maior índice de novos casos de HIV/Aids está no grupo MULHERES/CASADAS/MONOGÂMICAS.

Além disso, a Anvisa também deve considerar pouco confiáveis os milhares de exames feitos nos centros de hemoterapia para que a pessoa possa ser considerada a apta a doar sangue. E também não deve ligar muito para as campanhas do Ministério da Saúde afirmando que NÃO EXISTE GRUPO DE RISCO; e deve ligar muito menos para aquelas em defesa da cidadania e igualdade de gêneros feitas pelo Governo Federal e a sociedade civil organizada.

Ah, e a Anvisa também deve ser muito ingênua, haja vista que, como argumentou o MPF, utilizando a bela palavra 'inóqua', é muito fácil não se identificar como gay ou bissexual quando do preenchimento do cadastro de doador.


Ai...


BjoS!!

Nenhum comentário: