terça-feira, 10 de novembro de 2009

Montevideu


Textinho para a ágina de turismo do ÓDIA...

Se você nunca pensou em ir visitar Montevidéu, capital Uruguaia, é bom começar a cogitar a hipótese. Além de não ser uma viagem cara (o Peso Urugauio é bastante desvalorizado em relação ao Real e passagens aéreas e hospedagem por lá também são bastante em conta), Montevidéu é a cidade latino-americana com melhor qualidade de vida, portanto, bastante segura; possui um rico conjunto arquitetônico; clima agradável; e gente simpática e acolhedora.

Um dos primeiros passeios que se deve fazer é ao centro histórico de Montevidéu, com seus belos prédios com inspiração seiscentista européia (especialmente espanhola), suas praças largas e monumentos. Um dos principais cartões postais da cidade é a Plaza de La Independencia, onde fica o monumento em homenagem ao general Artigas – responsável pela independência do país.

Ainda no centro, são paradas obrigatórias o Obelisco e a Catedral, na praça Matriz. Também não se pode deixar de conhecer o Teatro Solís e os museus da cidade. Aos amantes do futebol, um visita ao estado Centenário (palco da final da primeira Copa do Mundo, organizada pela Fifa em 1930) também não deve ficar de fora do roteiro.

Para quem gosta de badalação, uma boa dica é o mercado do Porto de Montevidéu. É no porto que se dá a maior rota de cargas do Mercosul – um dos principais motivos para a cidade se tornar a sua capital administrativa. Nas imediações do porto, estão localizados bares, cafés, restaurantes,pubs e boates. Suas ruas são aconchegantes e cheias de artistas, com suas peças de artesanato, quadros ou mesmo sua música. Ainda no mercado, é possível degustar a melhor gastronomia de Montevidéu. Uma boa pedida é o Chivitto, prato típico da região. Mas é bom estar com fome, é um prato enorme, com batatas fritas, carne bovina, queijo, presunto, molho e ovos, acompanhado por salada crua e salada russa (ufa!).

Em Montevidéu, também não se pode deixar de visitar a Rambla, avenida que margeia o Rio da Prata. Um dos maiores rios em volume de água do mundo, o Rio da Prata forma um verdadeiro oceano antes mesmo de encontrar o Atlântico. Em sua margem, há um calçadão que se estende por boa parte de Montevidéu, por onde as pessoas fazem caminhada, pescam, passeiam com seus animais de estimação ou apenas ficam sentadas, conversando com amigos ou apreciando a bela vista formada por uma verdadeira imensidão de águas que se perdem rumo ao horizonte.

Por fim, uma última dica é o passeio de barco pelo Rio da Prata. Por cerca de U$ 70 é possível ir de Buquebus (‘barco-ônibus’ - uma embarcação bastante confortável) até Buenos Aires. E sobre Buenos Aires... bem, sobre Buenos Aires você já teve ótimas dicas aqui em Última Parada.





















































Nenhum comentário: