quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O espetáculo do ridículo

A correria do dia a dia (saudade dos hífens dele) tem feito com que dedique menos tempo à TV e à busca de bobagens na internet. Mesmo que eu esteja dando uma de Robert e ande com um pouco de delay em relação às tiradas engraçadinhas do resto do mundo, até que isso tem sido bom.

Por muito pouco eu não fiquei sem assistir ao espetáculo do rídiculo protagonizado pela jornalista Venina Nunes duas semanas atrás, durante uma entrada ao vivo no programa Hoje em Dia, da Rede Record.

Venina entrevistaria o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmerman, sobre o famigerado apagão elétrico. A utilização do verbo entrevistar no futuro do pretérito deve-se ao fato de a entrevista não ter passado do campo das possibilidades.

Na verdade, quando a repórter foi chamada pelo apresentador do programa, o secretário já estava preparado (posicionado, com os fones no ouvido) para dar uma entrevista ao vivo para uma repórter da Rede Globo, que aguardava o momento de entrar na transmissão do Mais Você.

Se você imaginar o cenário mais esdrúxulo possível, não ficará difícil acreditar que as duas praticamente engalfinharam-se por conta dos tais ao vivo, incluindo produtoras, assessor de imprensa do Ministério e tudo o mais. A jornalista da Globo afirmava que seu link já estava pronto; já a da Record bradava que aquele era o horário marcado para a sua entrevista.

Sem querer achar culpados e vítimas (apesar de eu ter meu palpite), quem sai realmente derrotado é o bom senso. E a imagem que a sociedade faz de nossa profissão - que para muitos é deum bando de carniceiros, venais, comedores de criancinhas, também fica um pouco riscada. Mesmo que aquele tipo de atitude não coincida com a forma de trabalho e princípios de muitos jornalistas, confesso que já vi coisa bem parecida e não faz muito tempo.]

o.O

Nenhum comentário: