quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O que fazer em Buenos Aires

Sei que estou devendo vários posts (estou lembrando, Érica), mas como estou sem tempo, deixo uma listinha de dicas de Buenos Aires que fiz para Charlie, o turista porteño:


Taxi não é caro, mas, com o fim da epidemia de gripe A, já dá para andar de metrô com tranquilidade. O subté de lá é o mais antigo da América Latina, mas é bastante eficiente e barato. Dá para atravessar a cidade em 10 minutos, por R$ 0,50.

Os mozos (garçons) não são muito solicitos. Tenha paciência. No final, reclame e não pague os 10%.

Uma boa dica é começar pelo city tour e voltar aos locais que achar mais interessante. A maior parte dos bairros tem influência européia. Para onde você olhar vai ver prédios lindos, antigos, monumentos, esculturas.

A Recoleta é o bairro da efervescência de baladas e pubs... melhor para a noite. Mas também tem museus e belas mansões.

Pallermo é a parte mais chique, onde ficam os palacetes, as embaixadas, as lojas exclusivas da Hermès, Dior, Prada, Gucci... lá ficam os famosos bosques de Pallermo, onde geral fica tomando um solzinho e conversando dia de domingo (comentário do Charlie: “que fofo (L)”). Lá é muito seguro. Dá para ir à tardinha e ficar rodando até a noite. Se eu nao fui assaltada, você também não será.

Aos domingos tem a feira de San Telmo. É legal... tem de tudo, de souvenir a sapato, artista de rua. Bairro de intelctuais e artistas. Ah, não deixa de tirar uma foto em um banquinho com uma escultura da Mafalda (a dos quadrinhos) – ela é muito celebridade por lá.

A melhor gastronomia não é lá grandes coisas. É em Puerto Madero, que é bem legal. Transformaram o cais em região de restaurantes... tem comida de todo tipo. Mas o 'forte' são carnes; leve sal pra onde for porque tempero lá não é muito apreciado. Pergunta sempre se tem 'salsa' porque colocando dá uma melhorada.

La Boca é a região do Boca Juniors e do tango. É o único lugar em que é mais fácil encontrar Coca do que Pepsi – e isso porque a Coca-cola patrocina o Boca. O pessoal é muito fanático por futebol por lá. El Caminito, que fica na Boca, é animadissimo... artistas dançam tango na rua (nada gratuitamente), as casas são multicoloridas, tem uns restaurantes legais também... é o único bairro realmente porteño, sem influência européia de Buenos Aires. Precioso!

Lá também há muitos museus com exposições gratuitas. Na Casa Rosada, por exemplo, a visitação é gratuita até as 10h, se não me engano.

Se tiver dificuldades de se relacionar com os hermanos, basta falar no diminutivo (Pallermito, San Telmito...). Eles falam así o tempo todo.

Buen dia e buena viaje!

;)

Nenhum comentário: