domingo, 4 de novembro de 2007

Destino: Venezuela ou Paquistão

Destino: Venezuela ou Paquistão

É impressionante como para os jornalistas vale a máxima de “quanto pior, melhor”. A Venezuela com uma proposta de Constituição que é uma brincadeira (de mal gosto) com qualquer pretensão democrática e o Paquistão com estado de exceção instalado... putz!! Porque eu não estou em nenhum desses lugares?


Venezuela:

Entre as propostas do doido, digo, do Chavez (já aprovadas pela Assembléia Nacional) estão a possibilidade da reeleição indefinida do presidente e a volta da figura do "estado de exceção" em condições de grave risco para o país, a prévia censura à imprensa, a possibilidade de configurar um novo ordenamento territorial, a jornada de trabalho de seis horas, um novo conceito de propriedade, incluindo a estatal, a social, a comunal e a popular. Há certas propostas de Chavez só vistas em algumas legislações alemãs e italianas em tempos do nazi-fascismo.

Paquistão:

O presidente Musharraf impôs o estado de exceção (há apenas dois dias e cerca de 500 de seus opositores foram presos sem uma denúncia formal sequer), alegando que extremistas estão à solta impunemente no Paquistão e que, se nenhuma ação firme for tomada, o país estaria em perigo. A Constituição foi suspensa, a Suprema Corte foi cercada por tropas e o presidente do tribunal, Iftikhar Chaudhry, foi substituído (cabia ao Tribunal decidir se Musharraf poderia ser candidato ocupando o cargo de comandante do Exército).

Já pensou se vira moda?? Se os presidentes resolvem outorgar constituições sempre que lhes der na cabeça e de acordo com suas conveniências?? Se as autoridades resolvem decretar estado de exceção em todos os países onde há pessoas nocivas à sociedade soltas impunemente??

Eu só sei que para jornalistas Venezuela e Paquistão atualmente são quase o paraíso, duas fontes infinitas de prazer... afinal, como diz o ditado, “desgraça pouca é bobagem”.

bjo!!!

3 comentários:

dane_ly disse...

fala sério!!

contextualização muito boa! boa análize dos fatos, mas a conclusão e o que te levou a falar sobre isso...

fala sério!

dane_ly disse...

pq o outro post num tem espaço pra comentáiro?? pq? pq?

...eu num ia dizer nada mesmo...

Unknown disse...

meu amor, sempre foi e sempre vai ser, mantenha o estado ao seu lado e tenho seu opositores quietinhos... a fórmula mágica do poder nos bolções de miséria...