quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Cadê minha cota?

A última zegracice do Congresso: aprovação, na Câmara Federal, do projeto de lei que propõe a reserva de 50% (em extenso, para não restar dúvidas: cinquenta por cento) de vagas para estudantes egressos de escolas públicas. Destes 50% seriam distribuídas reservas, em quantidades proporcionais aos indicadores populacionais do IBGE, para negros, pardos e índios. O próximo passo é a aprovação no Senado.

Como pode? Eu não entendo...

Aliás, nem é difícil de entender. O que eu não consigo é concordar. Por que ir sempre pelo caminho "mais fácil"? Sim, é muito mais fácil empurrar um monte de gente despreparada na universidade e fingir que nosso sistema educacional é muito eficiente.

Concordo com quem quer que seja quando o assunto é "o Ensino Superior no Brasil é uma ilha de exclusão". Realmente o é. Mas isso não se deve à cor das pessoas que concorrem a uma vaga nas universidades, nem à origem de seus antepassados. Isso se deve à precariedade do ensino básico público e à mercantilização da educação, à pequena oferta de vagas nas universidades públicas e à baixa qualidade das mesmas em diversos aspectos.

Ninguém pode ser marginalizado por ter tido condições de estudar em uma boa escola e entrar em boas faculdades. Nas circunstâncias atuais, isso não é demérito nenhum. O Governo Federal deveria investir em educação de verdade. Investir em combate à evasão escolar, em melhores condições de trabalho para professores, em acompanhamento do alunado. Concordo com o Haddah (suspiros...) quando ele diz que as avaliações desempenho são importantes para a busca da melhoria e não para cegar ou execrar. E se todos sabem que caminho deve ser seguido, por que não fazê-lo? Por que insistir em ações politiqueiras e fadadas ao fracasso?

Ok. Na índia, nos EUA e em outros lugares há experiências razoavelmente bem sucedidas em relação a cotas. Mas são contextos sociais e econômicos distintos, em que os próprios sistemas de cotas foram adotados em circunstâncias diferenciadas. O que mais me incomoda é ver que a aprovação desse sistema nada mais vai ser do que mais um aparato para a maquiagem da educação por aqui.


BjoS!

Um comentário:

dane_ly disse...

mais um para a série: "Brasil, doido, por que tu é assin caran??"