terça-feira, 22 de setembro de 2009

Up!


A idéia de juntar um senhor ranzinza de 78 anos e uma criança carente pode parecer chato ou melodramático, né? Dificil imaginar que com essas duas figuras centrais um filme possa ser definido como divertidíssimo. Difícil imaginar também que uma animação intitulada "Up - Altas aventuras" possa ser um filme adulto (mas também para crianças) e extremamente tocante.

Fui assisitir ao filme porque um amigo do Rafael de 110 quilos e fã de metal recomendou. Na verdade, nem foi pela recomendação; foi porque ele disse que havia chorado de rir e chorado de chorar mesmo. Como em todas as animações da Pixar (que agora foi comprada pela Disney - a Disney quer dominar o mundo!), um curta-metragem foi apresentado antes do longa. Não cheguei a tempo de ver seu nome, mas deu tempo para eu adorar a breve história sobre filhotes de animais, cegonhas, nuves, trovões, chuvas e amizades.

Após o primeiro diálogo do filme, entre o sr. Carl Fredericksen e Ellie, sua futura senhora, desenha-se, em uma sequência muda, toda a vida feliz vivida por eles... a sequência é interrompida com a morte da esposa. A partir daí, Fredericksen fecha-se em seu mundo, prendendo-se à casa e a seus objetos, como a cadeira em que se sentava ao lado de sua mulher e o retrado dela pendurado em um parede.

A casa é alvo de um grande construtora e, por motivos que não convém contar, ele resolve deixar o local onde mora (eu disse local, não disse casa). Antes disso, bate à casa do velhinho o gordinho mais-fofo-de-todas-as-animações, Russel. Pequeno escoteiro, o menino precisa de uma única comenda para tornar-se um grande guardião da natureza: a medalha por ajudar um idoso. O problema é que o senhor escolhido por Russel para ser ajudado não tem o menor interesse nisso. Ao contrário.

Sr. Fredericksen segue em busca de um sonho antigo construído tão logo conheceu sua esposa, ainda na infância. Em uma dessas imagens que só mentes sensíveis são capazes de criar, o velhinho e sua casa ganham, pendurados por zilhares de balões, os ares rumo à América do Sul.O incansável Russel segue viagem com eles.

Os diálogos, as imagens, as 'aventuras' sugeridas pelo título só vendo o filme para conhecerem.

Mas posso afirmar é que é um filme sobre desapego, busca de sonhos, carência, sobre a impossibilidade de se viver sozinho, sobre a importancia dos relacionamentos humanos, sobre repensar a forma como se encara a vida que se leva, e tudo o mais que ele lhe fizer refletir mesmo sem que você perceba.

E muito, muito engraçado.

Recomendadíssimo!!

P.S.: quem não tiver a fim de gastar R$ 14,00, pode aproveitar a promoção do Ódia; 'Up' hoje é o Filmo do Dia.



;)







Nenhum comentário: