segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Justificativa

Vanessa da Silva Mendonça
Brasileira
21 anos
Solteira
Nunca votou na vida


Muita gente estranha o fato de eu nunca ter votado. Cheguei a ser convocada pelo juiz da minha zona (sem trocadilhos, Flávio Meirelles) para ser presidente de seção, mas argumentei que não morava mais em Balsas e garanti que pediria a transferência de meu domicílio eleitoral. Nunca o fiz.

Não voto por um motivo simples: não vejo sentido em votar no “menos pior” ou naquele que “rouba, mas faz”. Pode até não ser a melhor das opções, admito. Sei que também não estou ajudando em nada a construir um país mais justo. Porém, sentir-me-ia (uhuuu... adoro mesóclises!!) humilhada e constrangida em votar por obrigação em alguém que sei que vai se corromper, ludibriar as pessoas, distribuir bolsa-esmola (e aqui não falo de fulano ou beltrano - essas são praticas generalizadas e eu já nem acredito mais em exceções).

Vejam as eleições norte-americanas... são as mais confusas e complicadas do mundo. Mas, vota quem quer, quem tem consciência do valor de seu voto. Os cidadãos fazem campanhas para os candidatos e para convencer os eleitores sobre o quão necessário é seu voto para a “construção de uma nação forte e igualitária”. O nome disso é consciência política. Algo que ainda estamos bem longe de alcançar, apesar de muitos já falarem em “amadurecimento da jovem democracia brasileira”.

Conheço apenas uma pessoa que (como eu) não vota por convicção: Nildene Mineiro, secretária de redação do Ódia. Talvez o fato de simpatizarmos com o anarquismo não seja apenas coincidência nesse caso (e anarquismo é mais que uma “teoria libertária” baseada na ausência do Estado - mas isso fica para um próximo post).

Não sou contra o voto. Acho que ele é uma ferramenta válida para a democracia representativa. Acontece que sou a favor do sufrágio universal e facultativo. O voto tem de ser um direito e não uma obrigação banal.

Um comentário:

dane_ly disse...

se fosse facultativo vc votaria?
deixa eu dresponder: não.
pelos mesmos motivos que vc não vota "sendo obrigada". vc não vota pq é (ou seria!) obrigada, mas pq acha que não tem em quem votar.
uma pessoa que nunca votou ainda pode se candidatar a pres.?