sábado, 13 de setembro de 2008

Assim não vai...




No Brasil, futebol é coisa séria, carnaval é coisa séria, feijoada é coisa séria, educação é palhaçada. Palhaçada, sim, pois como não achar uma palhaçada o sistema educacional da aceleração escolar, dos professores mal pagos, dos índices de analfabetismo maquiados e das reservas de vagas nas universidades públicas?

A cada Governo, são escancarados nos meios de comunicação (ops... lá vem o mostro chamado imprensa de novo) os números cada vez mais reduzidos de analfabetos no país. A população se ilude e os dirigentes da ONU devem ficar muito satisfeitos de ver nosso progresso. Pena que os governantes também não deixem claro, ou ao menos nas linhas miúdas, os indicadores de analfabetismo funcional - não entender o que se lê ou escreve é quase tão grave quanto ser analfabeto. E isso para falar do menor dos males, porque ainda tem o problema da evasão escolar, da falta de estrutura, de transporte, de profissionais qualificados...

É, mas parece que os eleitores, aqueles que podem fazer alguma coisa para mudar isso, estao muito satisfeitos com a situação. O Ibope realizou uma pesquisa cujos resultados são preocupantes (ou esclarecedores, depende do ponto de vista): 68% dos brasileiros desconhecem as políticas e ações desenvolvidas porsuas prefeituras no âmbito da Educação e apenas 1% dos brasileiros escolhe seus candidatos a partir da análise de suas propostas para melhorar a qualidade do ensino.

Preciso dizer mais alguma coisa?

Assim não vai...

Nenhum comentário: