segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Cada doido...

Sempre digo que uma das coisas que eu mais gosto em ser jornalita são os hotéis. Sim, os hotéis em que a gente fica quando viaja a trabalho. Adooouro! Claro que conhecer lugares e pessoas que você jamais achou que conheceria também é muito interessante, mas os hotéis são meu fraco.

Neste final de semana eu estive em Batalha, uma cidadezinha a uns 170 km de THE. Fui cobrir a IV Festa do Bode (aliás, to entendendo tudo sobre ovinos e caprinos - vou até me inscrever lá no Sebrae para prestar consultorias). Porém, nada de hotel. Ficamos em um Centro de Apoio Psicossocial (Caps), cedido pela Prefeitura.

Afora os vários pacientes que foram até lá em busca de remédio e alguns casos bizarros (como o do cara que ameaçou a Graça, dizendo que não queria mais diazepan, que queria o rupinol dele e que caso ela não desse, um negão grandão iria lá pegar para ele), foi tudo tranquilo.

Mas eu fiquei prestando atenção em algumas coisas por lá... na sala, estão expostos alguns trabalhos de arte-terapia, murais, e alguns cartazes sobre a forma de se tratar os pacientes e tals. Tinha um que dizia: "Tratamento psiquiátrico não é preisão. É liberdade, cidadania e inclusão". Cara, passei um tempão com a inscrição desse cartaz na cabeça. E mesmo alguns dias depois, ela teima em voltar de vez em quando a meus pensamentos. Fiquei realmente impactada; acho que ainda não consegui absorver a profundidade dela.

Beijos!! :)

Nenhum comentário: