terça-feira, 30 de setembro de 2008

Se beber não dirija




A propaganda brasileira está entre as melhores do mundo, chegando a ser comparada por muitos profissionais da área às norte-americana e inglesa. E, realmente, nossos publicitários têm mesmo sacadas geniais. Porém, quando se trata de propagandas educativas é difícil não achá-las maçantes.

Mas ontem eu vi uma campanha dessas bem bacana. Sobre a tal da Lei Seca (que tanto nos tem rendido matérias e sobre a qual ainda não tenho opinião formada - como se isso importasse!). A idéia é a mesma de sempre, o famoso "se beber não dirija" - só que trabalhado de uma forma interessante. O foco é mostrar que essa questão de encher a cara e achar que se está "bonzim" pra dirigir é cultural. Porém, não apenas isso. A intenção é mostrar também que é possível mudar esse tipo de pensamento/comportamento.

Tem um pouco de lição de moral, mas ter formato de desenhos lhe dá um tom mais leve. São feitas observações como: "antigamente só se queria saber se ia dar sol; hoje se usa proptetor solar até quando está nublado" e "antigamente ninguém se preocupava com o meio ambiente; hoje só se pensa em desaquecer o planeta". Uma analogia semelhante é feita em relação ao uso da camisinha, mas eu, sinceramente não lembro.

A campanha pode até ter efeito zero, mas que a sacada é muito boa, isso é.

Bjos!
:)

Nenhum comentário: