quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Pesos e medidas

Um tempão sem postar e eu já volto falando de coisa séria. Em meio a essa confusão de "perde candidatura" e "não perde candidatura", veio-me outra coisa à cabeça: a tal da presunção de inocência.

Eu até concordo que qualquer um é inocente até que se prove o contrário. Mas, ouvi um comentário da promotora Leida Diniz (tantas vezes radical para o meu gosto - responsável pelos 41 pedidos de impugnação que chegaram à 1ª Vara Eleitoral de Teresina) acerca do assunto, fiquei matutando... "Em uma democacia fragilizada como a nossa, só tem presunção de inocência quem é rico, que é poderoso. Para o ladrão de celular, de bicicleta, esse princípio não serve. Até quanto vamos ter tantos pesos e tantas medidas?". A mulher disse tudo.

Nós, da imprensa, comumente somos levianos nesses casos. Quando tem algum "peixe grande" envolvido em uma investigação sobre falcatruas homéricas todo mundo se preocuoa em sempre chamar o camarada (como diria o seu Osório) de "ACUSADO"; mas quando se trata de ladrão de galinha, é de "MELIANTE" para baixo.

Se é para alguém ser inocente até que se prove o contrário, pois que seja para todo mundo. Incrível como mesmo em relação a algo tão óbvio nossos preconceitos e provincianismo tomam conta de nossas palavras e atos. Somos mesmo muito bobos!

Amargurada, eu sei... rsrs
Bjoo!

Nenhum comentário: