quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Até o chão, Sarah!


Desde que a Sarah Menezes se classificou para as Olimpíadas (judô - categoria até 48 kg) que eu digo: 'acho que as pessoas não têm noção do feito da Sarah'. Sei lá, o 'pessoal' até achava legal, mas não havia a empolgação que a participação em uma Olimpíada merece, sabe? Gente, é Olimpíada... 'ó-ele-i-eme-pê-i (acento agudo no i)-a-dê-a. Olimpíada, Luciano'.

Talvez fosse porque naquele tempo o Piauí (!) só tinha olhos para a "Gy" ( alguém lembra dela?) na final do BBB. Mas não... Passou o 'furação' Gyselle e ainda se falava pouco sobre as conquistas da Sarah em mundiais e na classificação para Pequim. De veeeeeeez em quaaaaando, quando aparecia alguma coisa em rede nacional é que os noticiários daqui repercutiam (vejam só!!!) alguma coisa. Sim, o fato não era o talento, a batalha, a determinação ou o exemplo da Sarah. Mas ela ter "aparecido" para todo o Brasil.

Pois para os sem noção de plantão, eu desenho: Sarah Menezes é de família humilde, começou a lutar ainda criança - sempre enfrentando toda sorte de dificuldade (que antítese rica!!). E isso sem falar que no Brasil ('avalie' no Piauí) só se dá valor a atletas de alto rendimento. Patrocínio para quem está começando é coisa rara (será que existe?)... voltando a Sarah...tão tímida quanto obstinada, ela chegou aonde qualquer outra mulher piauiense jamais havia chegado: à maior competição esportiva do mundo - e que vai muito além disso, ganhando carateres político e econômico, unindo nações em conflito, fazendo com que todas as atenções do mundo voltem-se para si.

Ainda não deu para perceber? Ok. Há quem prefira números, então: mais de 11 mil atletas de 205 países estarão em Pequim disputando 302 eventos esportivos durante as Olimpíadas. A delegação brasileira é a maior da história, com 277 esportistas em 32 modalidades. E dentre números tão expressivos, apenas UMA mocinha é do Piauí. Deu para sacar agora a importancia do negócio??

Não gosto de personificações, nem dessa coisa demagógica de "amo o Piauí". Mas se é para ser assim, que seja por algo que valha a pena, como o orgulho que sinto de ser da terra de Sarah Menezes.



E eu nem to dizendo isso só porque a Sâmia (irmã-mãe da Sarah) é minha amiga, tah? rsrs


Boa sorte, Sarah (dia 9 tem luta!)
Bjooo!

Um comentário:

Thêmis disse...

Concordo com você.
As pessoas não estão dando o devido valor a ela.
E eu já ouvi coisas piores,do tipo "ela não vai conseguir nada",mas quem diz isso,não se toca que só de tah lá,ela já conseguiu muita coisa,ela é boa no que faz e luta pelo que quer,ela sim,devia ser a imagem do Piaui pra fora.
Adorei texto.

bjo